Canva
A menstruação é um processo natural e representa apenas parte da primeira fase do ciclo menstrual que dura de 21 a 35 dias, que varia de acordo com cada organismo. A médica ginecologista Rochelle Hygino, do Grupo HealthSculp, explica o que é esse ciclo que tem início na puberdade e segue até a menopausa.
O que é o ciclo menstrual
O ciclo menstrual “diz respeito às alterações uterinas e ovarianas que ocorrem no organismo da mulher por um período que pode variar de 25 a 35 dias, tendo uma duração média estimada de 28 dias”, explica a profissional. Essas mudanças fazem parte do processo reprodutivo e preparam o corpo para uma possível gestação.
Cerca de 30% da população brasileira menstrua, o que equivale a aproximadamente 60 milhões de pessoas, de acordo com levantamento da organização Livre Para Menstruar, realizado pelo Girl Up Brasil.
Como funciona o ciclo menstrual
A contagem desse ciclo começa no primeiro dia da menstruação “e vai até o primeiro dia que antecede a próxima menstruação”, esclarece a ginecologista. “Várias modificações ocorrem nesse período em consequência da ação de diversos hormônios, sendo os principais o estrogênio e a progesterona”. Essa variação hormonal provoca mudanças no organismo da pessoa que passa por esse processo, como você confere de forma didática no próximo tópico desta matéria.
Publicidade
Fases do ciclo menstrual
Hygino define que esse “é um assunto complexo e amplo, que envolve o sistema hipofisário-ovariano”. Por isso, para facilitar a compreensão, ele é dividido em diferentes fases, definidas a seguir:
Fase menstrual
O início do ciclo começa com o primeiro dia da menstruação. Ela acontece motivada pela ausência de fecundação do óvulo, ou seja, por não ter engravidado. Nessa fase, “os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona caem e o revestimento sanguíneo espesso do útero, que serviria para sustentar uma gravidez, não é mais necessário, então ele é expelido pelas contrações uterinas, saindo pela vagina”, informa Hygino.
A menstruação dura de 3 a 7 dias e pode ser acompanhada dos seguintes sintomas: “inchaço e dor nas mamas, inchaço abdominal, mudanças de humor, irritabilidade, dores de cabeça, cansaço, lombalgia” elenca a ginecologista.
Fase Folicular
Em seguida, começa a fase que é chamada de folicular ou proliferativa. A profissional explica que durante ela, o principal hormônio é o estrogênio, cuja alta de seus níveis “estimula o organismo a liberar o hormônio luteinizante (LH) e esse pico de LH inicia o processo de ovulação”.
A ovulação, que é o período em que a pessoa está fértil, “ocorre bem no meio do período menstrual, quando o ovário libera um óvulo maduro”. A carga hormonal desse processo tem efeitos no organismo, que faz com que a pessoa fique “mais bem-humorada, feliz, mais receptiva ao sexo, mais atraente”.
Além disso, é possível perceber mudanças corporais como “um ligeiro aumento na sua temperatura corporal e um muco vaginal transparente e filante, tipo uma clara de ovo”.
Publicidade
Fase lútea
Na sequência, o folículo que liberou o óvulo se transforma em corpo lúteo. A profissional explica que se trata de uma estrutura que mantém o revestimento uterino espesso para o óvulo se implantar, caso tenha sido fertilizado. Nesse caso, “o corpo produzirá gonadotrofina coriônica humana (hCG) que ajuda a manter o corpo lúteo e mantém o revestimento uterino espesso”.
Quando o corpo não engravida, essa estrutura encolhe e é reabsorvida pelo corpo. Esse processo leva a uma queda nos hormônios estrogênio e progesterona. “Essa fase vem acompanhada dos sintomas chatos do período pré-menstrual, a famosa TPM, que incluem: inchaço no corpo; inchaço da mama, dor ou sensibilidade; mudança de humor; dor de cabeça; ganho de peso; diminuição no desejo sexual; náuseas e vômitos; insônia”.
A variação hormonal acompanha cada uma das fases do ciclo menstrual, por isso é possível compreender sua influência nas alterações no organismo de pessoas com útero.
Relacionadas
Dúvidas sobre a ciclo menstrual
A menstruação, e por consequência o ciclo menstrual, é historicamente cercada de diversos tabus causados pelo machismo presente na sociedade patriarcal. Muitas vezes, as pessoas que menstruam são orientadas a evitar o assunto e, com isso, permanecem muitas dúvidas e desconhecimento sobre o tema. A seguir, a ginecologista responde os principais questionamentos com relação ao ciclo menstrual.
Dicas de Mulher – Como calcular o ciclo menstrual?
Rochelle Hygino (RH): Para calcular o seu ciclo menstrual, marque em um calendário os dias da sua menstruação, do primeiro ao último dia. Após 3 meses fazendo o mesmo procedimento, já conseguimos fazer uma média da duração do seu ciclo e estimar o início das próximas menstruações.
Publicidade
Quantos dias após a menstruação é possível engravidar?
No período fértil – é o momento mais propício para a fecundação do óvulo. Ele ocorre em média no meio do ciclo, ou seja, após esses três meses de marcação temos uma estimativa de quantos dias o seu ciclo dura e conseguimos fazer um cálculo. Por exemplo, para um ciclo de 28 dias, seu meio é no 14º dia que é considerado o seu provável dia de ovulação, assim nós 3 dias antes e 3 dias depois consideramos o seu período fértil. Falando assim parece difícil, mas quando colocamos na ponta do lápis fica mais fácil. Mas, ainda assim, temos mais facilidade ainda hoje em dia com vários aplicativos que não só calculam como mandam notificações com lembretes como início do período menstrual e fértil. Esse cálculo que a famosa “Tabelinha” que nossas avós já faziam muito bem!
Qual é o tempo certo do ciclo menstrual?
Como já deu para perceber, o ciclo menstrual varia de pessoa para pessoa, mas é muito importante conhecer como o seu organismo funciona para conseguir identificar qualquer alteração nele que possa indicar algum problema, como mudança na duração, no fluxo, na consistência, nas cólicas, ou até mesmo sua ausência podendo corresponder a uma gestação.
Quanto tempo é normal durar a menstruação?
A duração da menstruação pode variar de organismo para organismo, podendo durar de 25 a 35 dias, com uma média estimada em 28 dias.
Ciclo menstrual desregulado pode ser um indicativo de problemas de saúde?
Como explicado, existe uma variação no ciclo a depender do organismo da pessoa, mas é muito importante entender o funcionamento do seu próprio corpo para conseguir identificar qualquer alteração inesperada.
O que é a menopausa?
A menopausa em si, significa última menstruação. É um diagnóstico retroativo, ou seja, só pode ser diagnosticada após 12 meses consecutivos sem menstruar. É um marco biológico na vida da mulher que resulta na transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo.
Deixe os tabus de lado, fale sobre o ciclo menstrual e apreenda a compreender melhor as variações do seu corpo. Confira também esse guia didático sobre a menstruação e seja uma pessoa mais preparada para lidar com esse período.
Victória Vischi
Jornalista e produtora de conteúdo. Fã de cultura POP com interesse em Estudos Culturais, tentando acumular o maior número possível de hobbies nas horas vagas.