Dicas de Mulher
Dia 22 um movimento importante começa no céu: a retrogradação de Vênus! Esse movimento nos acompanha até o dia 3 de setembro e é um dos mais importantes do ano.
Talvez você já tenha ouvido falar de planeta retrógrado, até mesmo Mercúrio retrógrado… mas já ouviu falar na Vênus retrógrado?
Quando um planeta está retrógrado, isso significa que, se observado a partir da perspectiva da Terra, ele parece se mover temporariamente na direção oposta em relação às estrelas de fundo. Isso se dá pela órbita elíptica da Terra, causando uma espécie de “ilusão de ótica”. Isso já foi explicado em nosso texto sobre mercúrio retrógrado.
Para a astrologia, o que conta é sempre a perspectiva da Terra. Tamanho, velocidade e influência dos planetas são sempre contados a partir do ponto de vista do nosso planeta. Durante os períodos de movimento – aparentemente – reverso os temas referentes ao planeta afetado entram em crise, levando a reflexões, revisões e mudanças importantes.
Para começar, o amor.
Publicidade
Vênus é o planeta do amor e da beleza e seus movimentos influenciam diretamente as relações amorosas. Aliás, não só amorosas! Todos os relacionamentos que envolvam trocas cotidianas são influenciadas por ele. Os planos de futuro que cultivamos nos relacionamentos, nossas necessidades afetivas e a forma que demonstramos os sentimentos podem virar do avesso durante a retrogradação de Vênus.
Relacionadas
Beleza, autoestima e autoimagem também são temas fortes para Vênus, que é um planeta naturalmente vaidoso. Entender a maneira como construímos nossa confiança vai ser fundamental para fazermos os movimentos necessários em direção ao fortalecimento dela.
Para fechar com chave de ouro, as posses, finanças e questões relacionadas a dinheiro em geral, entram na conta de Vênus.
Para começar, é sempre bom esperar um período mais reflexivo, introspectivo e propício a revisões profundas, principalmente nos relacionamentos, finanças, questões relacionadas à autoestima e valores pessoais.
Em Leão, os temas retrógrados de Vênus podem se concentrar na expressão do amor, generosidade e criatividade. Leão é um signo ligado ao desejo e à espontaneidade, com urgência em expressar seus verdadeiros sentimentos. Ou seja, a energia da Vênus retrógrado em Leão encoraja a encontrar autovalorização, cultivar autoconfiança e amor-próprio, além de ensinar sobre a importância de tratar com verdade os próprios sentimentos.
Essa tende a ser uma temporada anti jogos de amor, que realinha as verdades necessidades afetivas antes de apontar os próximos passos em um relacionamento. É uma oportunidade para resolver questões não resolvidas ou padrões repetitivos que possam estar afetando os relacionamentos atuais.
Publicidade
Além disso, pode haver um forte desejo por reconhecimento e apreciação. Cuidar de si, priorizar suas necessidades e fazer o trabalho psíquico necessário para investigar suas carências evitará a tendência de buscar validação externa excessiva. Não adianta ignorar nenhum sintoma emocional durante a retrogradação de Vênus. Vale a pena usar o período para reexaminar sua postura diante das relações, tanto passadas quanto presentes.
Outro cuidado necessário é com relação aos gastos excessivos. Na tentativa de se proteger das mudanças internas, muita gente pode acabar se endividando por se apoiar nas decisões mais rápidas: viajar, mudar o guarda-roupas, etc. Mantenha sempre suas mudanças externas alinhadas ao que está transformando dentro de si.
E lembre-se: como tudo na astrologia, esse ciclo também irá passar! Assim como na vida, para os astros, nada é permanente. Cada movimento do céu acontece para nos ensinar algo importante a seu modo. Em setembro, tudo estará diferente e você vai agradecer pelas revelações que a Vênus Retrógrado deixou!
Astróloga, oraculista e escritora. Criadora dos baralhos NOSOTRAS Tarot e NOSOTRAS Lenormand. Produtora de conteúdo místico, poético e político para os canais Mystica & Selvagem, no Instagram e YouTube.