Canva
Os comedões surgem principalmente no rosto e no nariz, atrapalhando a autoestima de diversas pessoas. A Profª Angela Bonjorno Arantes, coordenadora da pós-graduação de Cosmetologia e Estética Avançada da PUC-PR, explica como tirar cravos do nariz, fala sobre o que causa a formação, esclarece dúvidas e dá dicas de cuidados. Acompanhe!
O que causa cravos do nariz?
Angela Bonjorno explica que os cravos são “uma afecção dermatológica considerada uma manifestação da acne no seu grau inicial (grau 1 não inflamatória)”. Assim, a formação dos comedões ocorre quando as glândulas sebáceas são obstruídas pelo excesso de gordura. Esse problema afeta cerca de 90% da população e surge, geralmente, na puberdade, “com o início da produção dos hormônios sexuais”.
Segundo a especialista, “a ocorrência do cravo pode se agravar pelo estresse, predisposição genética, fatores emocionais e alimentação”. Além disso, ela informa que os cravos podem ser separados em 2 tipos: o comedão fechado, que “se apresenta na forma de pontos brancos amarelados com discreto relevo”; e o comedão aberto, que “é mais visível e aparece na forma de pontos acastanhados ou negros normalmente sem relevo aparente”.
Como tirar cravos do nariz
Quando a extração dos cravos é realizada de forma inadequada, pode ocorrer “inflamações e infecções no folículo, bem como a evolução da acne não inflamatória para a inflamatória. Por isso, é fundamental higienizar a pele e as mãos”. Para facilitar o processo de retirada, a profissional compartilha um passo a passo seguro:
Publicidade
- Preparar a pele: “prepare a pele do rosto lavando com um sabonete antisséptico”.
- Esfoliação física: use um esfoliante físico, “preferencialmente com microesferas esfoliantes produzidas com ceras naturais ou sintéticas. Não utilizar pó de caroço ou sementes de frutas que podem lesionar a pele”.
- Aplicação de amolecedor de cravos: “aplique um cosmético amolecedor de cravos”. Há vários disponíveis no mercado.
- Cubra a área com um tecido umedecido e aquecido: com o tecido aquecido, “você consegue melhorar o efeito do amolecedor”.
- Faça a extração: “utilize luvas sanitizadas ou proteja os dedos com algodão umedecido em uma solução antisséptica para fazer a compressão”. Você também pode usar hastes metálicas próprias para esse fim ou hastes de algodão flexíveis.
- Aplique um tônico calmante: após a extração, aplique um “tônico com propriedades calmantes adstringentes para reequilibrar o pH e reduzir a vermelhidão da pele. O uso de compressas frias com chá de camomila e calêndula auxiliam no processo”.
Sobre os cosméticos amolecedores, a profissional informa que “Aminometilpropanol, trietanolamina, isopropanolamina e bicarbonato de sódio são excelentes amolecedores químicos, porém a eficácia depende da concentração do ingrediente no produto”. Além disso, “é muito importante observar o modo de uso recomendado pelo fabricante para não agredir a pele”.
Relacionadas
Arantes defende que “a extração eficiente do cravo só é possível por compressão. Agentes esfoliantes podem melhorar o aspecto superficial da pele, porém o sebo acumulado dentro dos ductos não serão removidos, tornando-se evidentes novamente em pouco tempo”. No próximo tópico, a profissional esclarece dúvidas sobre o assunto.
Dúvidas sobre como tirar cravos do nariz respondidas
Não faltam tutoriais na internet com métodos inusitados para a remoção de cravos do nariz em casa. Entretanto, será que eles são seguros? A especialista em estética esclarece as principais dúvidas sobre o assunto:
Dicas de Mulher – É seguro tirar cravo do nariz em casa?
Angela Bonjorno Arantes – se a pele do rosto, mãos, unhas e os instrumentos estiverem limpos e sanitizados com álcool 70ºGL ou solução de clorexidina, o procedimento pode ser mais seguro. Entretanto, é importante realizar a compressão com delicadeza para evitar traumas e manchas.
Publicidade
É seguro tirar cravo do nariz com pasta de dentes?
A aplicação da pasta de dentes não apresenta riscos significativos, porém promove apenas uma esfoliação muito superficial na pele, apresentando uma baixa eficácia. Em suma, é seguro, mas não funciona.
É seguro tirar cravo do nariz com agulha?
O uso de objetos perfurantes pode lesionar a pele e favorecer a ocorrência de infecções. As agulhas só devem ser utilizadas por profissionais experientes, pois os traumas podem desencadear uma piora no aspecto da pele.
É seguro tirar cravo do nariz com pinça?
A utilização da pinça na extração dos cravos não apresenta riscos significativos. No entanto, o resultado da extração não será satisfatório, pois não é possível “pinçar” e tracionar as substâncias gordurosas.
É seguro tirar cravo do nariz com ovo?
O ovo não favorece a extração do cravo, mas sua aplicação não apresenta riscos significativos para a pele.
Publicidade
É seguro tirar cravo do nariz com cola?
Definitivamente não é seguro. A cola possui ingredientes químicos que não são indicados e nem mesmo seguros para usar na pele. Delete essa ideia!
É seguro tirar cravo do nariz com bicarbonato de sódio?
O bicarbonato é um ingrediente que pode favorecer o amolecimento da queratina da pele e da superfície do comedão. Contudo, lembre-se que produtos cosméticos passam por estudos de segurança e eficácia. No uso caseiro, não há controle de concentração, alcalinidade, entre outros parâmetros que podem lesionar a pele. Pode funcionar como amolecedor, mas definitivamente não é totalmente seguro.
É seguro tirar cravo do nariz com açúcar cristal?
Quando diluído em água, o açúcar pode ser um bom agente hidratante para a pele. Todavia, tome muito cuidado com a aplicação de cristais de açúcar, pois existe uma diferença bem significativa entre um produto “esfoliante” e um produto “esfolante”. Esfoliar significa tirar folhas ou camadas celulares. Já esfolar significa arranhar, lesionar a pele. O açúcar cristal possui uma estrutura cristalina com muitas pontas e arestas que pode arranhar a pele, ou seja, há mais riscos que benefícios.
Com as dúvidas esclarecidas, você pode perceber que nem todos os métodos disponíveis na internet são seguros. Antes de testar uma técnica, é importante buscar informações profissionais. Continue a leitura para conferir dicas de cuidado que te ajudarão a evitar a proliferação dos cravos.
Dicas de cuidado para peles com cravos
Segundo Arantes, no caso de pele acneica, isto é, com “predisposição para a formação dos cravos, é importante realizar uma limpeza de pele periodicamente, evitando que o comedão fique muito grande e deixe marcas irreversíveis após a sua extração”. Além disso, ela compartilha dicas de cuidados para peles com cravos:
- Não durma com maquiagem.
- Lave diariamente o rosto com sabonete líquido específico para o seu tipo de pele.
- Faça a extração dos cravos a cada 3 ou 4 semanas.
- Não manipule a pele sem fazer a higiene e assepsia das regiões.
Além dos cuidados caseiros, a profissional informa que “alguns procedimentos podem melhorar o aspecto dos poros dilatados, entre eles, o microagulhamento, peelings químicos, laser, luz pulsada”. Para saber qual deles é o mais indicado no seu caso, procure um profissional.
Vídeos sobre como tirar cravos do nariz
Nessa seleção de vídeos, você poderá visualizar como é a remoção de cravos no nariz. Aproveite as dicas de limpeza dos poros para fazer um tratamento caseiro completo.
Remoção de cravos com hastes metálicas
Nesse vídeo, Bruna Harmel mostra como retirar cravos em casa. Ela utiliza um kit de hastes metálicas na extração. O processo é muito rápido e simples!
Limpeza de pele e remoção de cravos
A esteticista Patrícia Elias compartilha uma limpeza de pele caseira com remoção de cravos. Não é um procedimento para ser feito todo dia ou semanalmente, mas a cada quinze dias ou um mês, dependendo da produção de cravos.
Limpeza profunda dos poros em casa
A esteticista Talita Rodrigues apresenta uma limpeza profunda dos poros. O procedimento pode ser feito semanalmente e conta com a aplicação de argila para potencializar a limpeza.
Agora você já sabe como tirar cravos do nariz de forma segura em casa. Não esqueça que manter uma rotina de limpeza é importante para o processo. Aproveite para conhecer o mapa da acne e entenda o que revela a localização de cada espinha.
Victória Vischi
Jornalista e produtora de conteúdo. Fã de cultura POP com interesse em Estudos Culturais, tentando acumular o maior número possível de hobbies nas horas vagas.