Moda e Beleza

Passo a passo testado: como tirar esmalte em gel em casa

Dicas de Mulher

Atualizado em 22.01.24

A esmaltação em gel é uma ótima opção para quem valoriza a durabilidade, porém, como consequência, dá um trabalhinho extra na hora de tirar o esmalte. A redação do Dicas de Mulher testou um passo a passo simples e traz informações sobre como tirar esmalte em gel em casa, que facilitarão o processo. Confira!

O que você vai precisar?

Para tirar o esmalte em gel, utilizamos materiais simples que você provavelmente tem em casa. Segue a listinha abaixo:

Dicas de Mulher

  1. Lixa polidora de unhas;
  2. Acetona;
  3. Algodão;
  4. Papel alumínio;
  5. Espátula de unhas;
  6. Base ou fortalecedor de unhas de sua preferência.

Com todos os materiais em mãos, você está pronta para tirar o esmalte em gel no conforto de sua casa. Confira o guia completo com fotos a seguir.

Publicidade

Como tirar esmalte em gel: passo a passo

Na internet, você encontra vários métodos caseiros para tirar o esmalte em gel, mas é importante ressaltar que nem todos são seguros. Por isso, decidimos colocar à prova uma das formas mais recomendadas. Confira o passo a passo – com dicas sinceronas e valiosas – para garantir a saúde de suas unhas naturais.

Passo 1: lixe as unhas

Dicas de Mulher

Inicie lixando todas as unhas por cima da esmaltação – até que ela fique com um aspecto fosco. Esse passo ajuda a remover o “top coat”, camada de selante aplicada por cima do esmalte, a qual impede que ele saia somente com a acetona. Dica: opte por um bloco polidor ao invés das lixas de papel convencionais, dessa forma, você não agride suas unhas naturais, apenas remove o selante.

Passo 2: enrole o algodão

Dicas de Mulher

Depois de lixar bem o esmalte, encharque pedaços pequenos de algodão em acetona (sim, pode usar uma quantidade generosa!). Enrole esses pedaços firmemente ao redor das unhas para garantir um contato prolongado do esmalte com a acetona. Isso facilita a remoção gradual do esmalte em gel pela ação da acetona. Dica: tente ser ágil nesse processo para evitar que o algodão seque antes da próxima etapa.

Passo 3: enrole o papel alumínio

Dicas de Mulher

Em cima do algodão, enrole um pedaço de papel alumínio em cada dedo para potencializar o efeito da acetona, evitando, assim, que o produto evapore rápido demais. Dica: se estiver sozinha, essa etapa pode ser complicada. Por isso, se é sua primeira vez testando o método, recomendamos que faça todo o processo em uma mão e, depois, na outra.

Publicidade

Passo 4: espere 20 minutos

Dicas de Mulher

Aguarde cerca de 20 minutos para a acetona agir sobre o esmalte. Dica: alguns guias sugerem um tempo menor, porém, em nosso teste, constatamos que 20 minutos são realmente necessários para remover completamente o esmalte em gel.

Passo 5: retire o papel alumínio e o algodão

Dicas de Mulher

Depois de 20 minutos, retire o papel alumínio e o algodão das unhas. Para saber se a técnica fez efeito, observe se o esmalte está com uma aparência “craquelada”. Dica: o aspecto do esmalte varia de acordo com as técnicas e produtos utilizados tanto na esmaltação quanto na remoção.

Passo 6: remova o restante do esmalte com a espátula

Dicas de Mulher

Após finalizar o passo 5, caso parte do esmalte comece a se soltar, mas ainda houver resíduos, utilize uma espátula para, delicadamente, removê-los. Dica: se você notar que o esmalte ainda está muito preso às unhas, nada de forçar a espátula! Para sua segurança, repita todo o processo até que o esmalte fique mais fácil de ser raspado.

Passo 7: finalização

Dicas de Mulher

Conseguiu remover completamente o esmalte em gel? Recomendamos que você aplique uma base ou fortalecedor nas unhas, a fim de fortalecê-las até a próxima esmaltação. Dica: se você não conseguiu remover completamente o esmalte, repita o passo a passo até que as unhas fiquem completamente limpas.

Publicidade

Principais dúvidas sobre como tirar esmalte em gel

Por ser um pouco complicada, essa técnica para tirar esmalte em gel pode gerar dúvidas. Confira as respostas da nossa redação após o teste:

A técnica danifica as unhas?

Apesar de não causar graves consequências, após a finalização do passo a passo, suas unhas ficarão com um aspecto mais áspero, justamente por se tratar de uma esmaltação difícil de retirar. Assim, não recomendamos que a remoção caseira seja feita de forma recorrente, pois, a longo prazo, pode causar danos mais sérios. Se você faz uso recorrente de esmalte em gel, a nossa indicação é que você busque uma nail designer para removê-lo.

Acetona ou removedor? Qual usar?

Em nosso experimento, utilizamos a acetona ao invés do removedor, que é um produto mais forte. Nessa técnica, recomendamos que você dê preferência à acetona para evitar maiores danos às unhas naturais.

O método realmente funciona?

O método funciona, mas lembramos que dá um certo trabalho e pode não surgir resultados em unhas esmaltadas há poucos dias. O ideal é esperar, pelo menos, uma semana após a pintura.

Viu só? Não é impossível tirar o esmalte em gel em casa. Mas é sempre importante lembrar que a técnica caseira não deve ser utilizada com frequência. Se possível, consulte uma profissional da área para sua maior segurança. Gostou das dicas? Que tal aproveitar para conhecer as unhas encapsuladas? Fique por dentro dessa técnica que também promete durabilidade e mais resistência.

Dos assuntos cotidianos, como moda, beleza e saúde, às causas feministas, estamos juntas em todas as buscas da sua jornada!