iStock
O dermaplaning é um tratamento estético de rejuvenescimento facial que proporciona diversos benefícios e traz resultados surpreendentes. Consultamos a dermatologista Dra. Lívia Maria Camargo (CRM SP-189909) e a esteticista Carolina Vieira, da Clínica Dra. Lívia Maria Camargo, para saber mais sobre o tratamento, os cuidados e as contraindicações. Acompanhe na matéria!
O que é dermaplaning?
De acordo com as informações das profissionais, “o dermaplaning é uma esfoliação superficial, em que é feita uma ablação com uma lâmina de bisturi, removendo a camada córnea (camada de células mortas) e a pilosidade da pele, melhorando a sua textura e a tonalidade.”
O procedimento ajuda a promover o rejuvenescimento da pele, entre outros benefícios. A técnica deve ser realizada com material devidamente especializado e manuseado por um(a) profissional esteticista ou habilitado(a).
Relacionadas
Publicidade
Benefícios do dermaplaning
- Melhora a textura cutânea: aumenta o brilho e a luminosidade da pele.
- Estimula a renovação celular: o tratamento elimina as células mortas e a penugem facial.
- Melhora a permeabilidade da pele: aumenta o efeito de ativos devido à remoção da concentração de células mortas.
- Facilita a aplicação da maquiagem: proporciona maior fixação e durabilidade da maquiagem, além de deixar a pele com uma finalização mais bonita.
- Promove o rejuvenescimento: o procedimento melhora as linhas finas de expressão e as rugas.
- Diminui o aparecimento da acne: reduz o entupimento das glândulas sebáceas pela camada superficial de células queratósicas.
Para repetir o tratamento, é preciso aguardar 21 dias, que é tempo necessário para a renovação celular da pele.
É seguro?
“O tratamento é totalmente seguro, indolor e, se for feito por um profissional habilitado, não tem riscos”, explica a esteticista.
Sobre realizar o dermaplaning em casa, a dermatologista faz um alerta importante. “Realizar o procedimento sozinho tem grandes riscos, pois a lâmina de bisturi é altamente cortante, pode provocar lesões profundas e outras complicações, como contaminação e infecção.”
Vídeos sobre o dermaplaning
Abaixo, selecionamos vídeos com mais informações e curiosidades sobre o tratamento. Vale a pena assistir!
Dermaplaning engrossa os pelos?
Nesse vídeo, você confere mais informações sobre a técnica e tira umas das principais dúvidas sobre o procedimento. Será que o dermaplaning engrossa os pelos da face? Confira!
Mais motivos para fazer o dermaplaning
Publicidade
Como vimos, a técnica possui múltiplos benefícios. Se você ainda tem dúvidas sobre o tratamento, assista ao vídeo e saiba mais informações sobre ele.
Dicas e curiosidades sobre o dermaplaning
Além de dicas e curiosidades sobre o tratamento, acompanhe, nesse vídeo, como o procedimento é feito. Vale a pena conferir!
Agora que você já viu dicas e mais informações sobre o dermaplaning, conheça os cuidados e as contraindicações da técnica!
Cuidados e contraindicações do dermaplaning
Em todo tratamento estético, é importante saber quais são as contraindicações e os cuidados necessários pré e pós-procedimento. Confira abaixo:
- É contraindicado para pacientes com peles com acne ativa;
- Pacientes com sensibilidade, como rosácea, psoríase e dermatites, não têm indicação para o tratamento;
- Pacientes alérgicos a níquel também não podem realizar o dermaplaning;
- Cinco dias antes do tratamento, o paciente deve evitar a exposição ao sol e suspender o uso de ácidos, para evitar lesões na pele;
- Pacientes em tratamento com isotretinoína devem interromper o uso 2 meses antes do procedimento;
- Nas 48-72 horas pós-tratamento, deve-se evitar exposição direta ao sol;
- O dermaplaning caseiro não é recomendado; mesmo assim, há muitas pessoas realizando o procedimento em casa e com material inadequado, como a lâmina de barbear. Não se arrisque: procure um(a) profissional habilitado(a) para não lesionar, contaminar ou causar infecções na pele.
Cuidar da pele é de suma importância para mantê-la saudável e prevenir o envelhecimento precoce. Aproveite e saiba mais sobre o peeling de fenol, o procedimento terapêutico que traz ótimos resultados contra o fotoenvelhecimento!
Erika Balbino
Formada em Letras e pós-graduada em Jornalismo Digital. Apaixonada por livros, plantas e animais. Ama viajar e pesquisar sobre outras culturas. Escreve sobre diversos assuntos, especialmente sobre saúde, bem-estar, beleza e comportamento.