Canva
O alumínio presente nos desodorantes é responsável por controlar o suor excessivo. Entretanto, a substância já foi motivo de muitas dúvidas: será que ela faz mal para a saúde? O Dicas de Mulher conversou com a dermatologista Dra. Maria Cláudia Luce, que esclareceu o mito. Para quem busca produtos alternativos, há uma seleção com os melhores desodorantes sem alumínio. Confira!
Conheça a especialista
Dra. Maria Claudia Luce é formada em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Fez Residência Médica em Dermatologia e possui o título de especialista nessa área (CRM/SP 178830).Por que usar desodorante sem alumínio?
A transpiração é um processo natural e importante para o nosso corpo. Ela não deve ser bloqueada completamente, porém é possível controlá-la. No dia a dia, o odor e o excesso de suor se tornam incômodos. É aí que entra o uso de desodorantes, muitos deles, com alumínio na composição.
Há alguns anos, surgiram estudos que especulavam a relação entre o alumínio presente nos desodorantes e o câncer de mama. Claro, isso acendeu um estado de alerta e ainda preocupa muitas mulheres. No entanto, é um mito!
A Dra. Maria Cláudia explica: “todos os estudos realizados após as especulações provaram que não existe relação entre o alumínio do desodorante e o câncer. A quantidade de cloreto de alumínio presente nos produtos é extremamente baixa (a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA – estabelece o uso máximo de 15% da substância). Então, não precisamos nos preocupar com isso”.
Por outro lado, a região das axilas é bastante sensível e muitas pessoas estão propensas às alergias. Nesses casos, o desodorante com alumínio potencializa o aparecimento de manchas, irritações, coceiras e vermelhidão. Então, vale apostar em um produto menos agressivo, sem conservantes químicos e com óleos vegetais.
Publicidade
Reviews: 10 melhores desodorantes sem alumínio
A Dra. Cláudia explica que o alumínio possui a função de diminuir o suor – o que não ocorre em desodorantes sem essa substância. Geralmente, ela é substituída por outros compostos, entre eles, bicarbonato de sódio, sais naturais e óleos essenciais, que mascaram o odor da transpiração. O Dicas de Mulher preparou uma seleção com os melhores produtos disponíveis no mercado, considerando avaliação, resultado e custo-benefício:
Desodorante em Barra Intensivo B.O.B
Desodorante Spray Boni Natural
O Boni Nature é vegano, sem alumínio e parabeno. Sua fórmula conta com óleos essenciais de Melaleuca e Toranja, que garantem proteção 24h. Além de não usar matérias-primas tóxicas, a marca possui compromisso com o meio ambiente.
- Vegano
- 24h de proteção natural
- Com óleos essências de melaleuca e toranja
Desodorante Roll-On Neutro Herbia
Desodorante com Óleos Essenciais Bioessência
O desodorante sem alumínio da Bioessência é livre de parabenos e álcool. Sua fórmula conta com óleos essenciais de cipreste, lavanda, tea tree, petitgrain e gerânio sálvia – ingredientes capazes de neutralizar os maus odores e a sudorese excessiva sem agredir a pele.
- Vegano
- Ameniza a sudoreses excessiva
- Com propriedades antissépticas e adstringentes
Publicidade
Desodorante Feel Free Zero Above
Desodorante Fresh Natural Nivea
Desodorante Stick Cristal Natural Alva Personal Care
Desodorante 0% Alumínio Giovanna Baby
Sabe a sua blusinha preferida que ficou com uma enorme mancha embaixo do braço? Isso acontece porque os sais do alumínio se acumulam no tecido, resultando em uma mancha amarelada ou esbranquiçada. Dá um trabalho danado para tirar! Boa notícia: a maioria dos produtos acima possui ação transparente.
Como fazer desodorante sem alumínio
O mundo dos cosméticos naturais é uma verdadeira alquimia – uma gotinha de óleo essencial aqui, outra ali… e a magia acontece! Além de ser uma terapia, é uma ótima fonte de renda. Acompanhe a seleção de tutoriais e aprenda a fazer desodorante sem alumínio:
Desodorante sem alumínio caseiro
Ingredientes: 3 colheres de sopa de leite de magnésia; 1 colher de sopa de água; 6 gotas de óleo essencial de sua preferência. A receita rende 50 ml. É possível usar o desodorante em spray ou roll-on. Confira o modo de preparo!
Relacionadas
Desodorante natural cremoso
Ingredientes: 5 g de bicarbonato de sódio; 5 g de amido de milho; 20 g de óleo de babaçu; 2 gotas de vitamina A; 1 gota de vitamina E; 10 gotas de Tea Tree; 5 gotas de óleo essencial de sua preferência. Além de ensinar o modo de preparo, Rafaela fala sobre o processo de adaptação de mudança do desodorante convencional para o natural.
Desodorante natural em barra
Ingredientes: 10 g de cera de candelila; 40 g de manteiga de manga; 10 g de óleo de abacate; 15 g de leite de magnésia; 5 g de amido de milho; 5 g de argila; 4 gotas de óleo essencial. Esse desodorante em barra fica muito cremoso, não precisa ser mantido na geladeira para ficar sólido e oferece alta hidratação. Acompanhe o passo a passo!
Só receitinha boa! Para uso individual, compensa muito comprar um dos produtos selecionados, pois eles rendem bastante. Entretanto, se você quer fazer para a família toda, presentear ou vender, vale testar várias fórmulas. Confira mais receitas de desodorante natural.
Erika Balbino
Formada em Letras e pós-graduada em Jornalismo Digital. Apaixonada por livros, plantas e animais. Ama viajar e pesquisar sobre outras culturas. Escreve sobre diversos assuntos, especialmente sobre saúde, bem-estar, beleza e comportamento.