Vontade de fazer xixi toda hora: 8 razões que explicam a vontade frequente de urinar
Parece que sua bexiga vai explodir, mas você mal faz xixi? Pode ter algo diferente no seu corpo
Você fez xixi ao sair de casa, mal chegou no primeiro semáforo e já está com vontade de ir no banheiro de novo. Ou, então, você está acordando várias vezes à noite porque sua bexiga parece estar sempre cheia. Para piorar, você vai ao banheiro e mal faz xixi.
A maior parte das pessoas costuma fazer xixi 6 ou 7 vezes por dia, embora ir ao banheiro de 4 a 10 vezes possa ser uma frequência normal. Porém, se você precisa urinar mais do que 10 vezes por dia ou se você sente muita vontade, mas tem dificuldade para urinar, pode haver uma causa importante por trás disso. Conheça algumas delas:
1. Você está tomando água demais
As recomendações são sempre para nos mantermos hidratadas e beber no mínimo 2 litros de água por dia. Porém, raramente falamos sobre uma possível ingestão excessiva de líquidos, e essa pode ser a causa de você precisar fazer xixi o tempo todo. Em geral, tomar mais de uma xícara de água por hora pode acabar tendo esse efeito.
Publicidade
2. Bexiga hiperativa
A hiperatividade da bexiga é mais comum em mulheres mais velhas, mas ela pode afetar pessoas de todas as idades, inclusive os homens. Essa condição, também conhecida como bexiga nervosa, causa uma vontade urgente de fazer xixi, mesmo quando a bexiga está praticamente vazia. Essa urgência é muito difícil de controlar e pode levar à incontinência.
A causa da bexiga hiperativa pode ser desde a ansiedade e a depressão até infecções e cistos no trato urinário, alterações da menopausa, tumores e doenças neurológicas.
Relacionadas
3. Início de diabetes
Os altos níveis de glicose no sangue de uma pessoa com diabetes fazem com que o organismo tente eliminar esse excesso por meio da urina, aumentando a vontade de fazer xixi e também o volume expelido pela bexiga.
Além disso, a diabetes aumenta a sede, pois os líquidos que a pessoa ingere são rapidamente eliminados pela micção. Por isso, ao perceber um aumento na sede e na vontade de urinar que permanece por vários dias, é recomendável procurar seu médico de confiança.
Publicidade
4. Consumo de substâncias diuréticas
Bebidas alcoólicas ou ricas em cafeína exercem efeito diurético e aumentam a vontade de fazer xixi – você pode notar essa consequência depois de tomar cerveja ou algumas xícaras a mais de café.
Além disso, alguns medicamentos para o controle da hipertensão são propositalmente diuréticos: eles promovem a redução da pressão arterial ao estimular a eliminação dos líquidos pela urina, diminuindo o volume sanguíneo. Se a vontade frequente de urinar estiver atrapalhando a sua vida, é importante conversar com o médico.
5. Consequência da gravidez
Com o aumento do tamanho do útero, a bexiga das gestantes acaba sofrendo uma grande pressão e a mulher sente vontade de fazer xixi o tempo todo, mesmo que haja pouco líquido a ser eliminado.
6. Cistos no ovário
De forma parecida com o que acontece na gestação, um cisto que surgiu no ovário pode pressionar a bexiga e dar a sensação de que a pessoa precisa fazer xixi, mesmo que quase não haja líquido a ser eliminado. Em consequência, apesar da vontade, a mulher vai ter dificuldades para urinar.
7. Cistite intersticial crônica
Também conhecida como síndrome da bexiga dolorosa, essa é uma doença que afeta os nervos que enviam sinais da bexiga para o cérebro, causando dor e pressão na região pélvica e vontade frequente de urinar.
Embora os pacientes estejam sempre com a sensação de que precisam fazer xixi, há pouco líquido a ser eliminado por vez. O tratamento é feito com medicamentos e fisioterapia.
8. Acidente vascular cerebral ou doenças neurológicas
Condições bastante sérias como um AVC ou uma doença neurológica também podem causar um aumento na vontade de urinar, mas elas muito provavelmente serão acompanhadas por outros sintomas mais específicos.
Ao perceber que, de repente, você precisa fazer xixi toda hora, vale a pena observar sua ingestão de líquidos e substâncias diuréticas. Caso você não identifique um excesso, é recomendável procurar um médico para investigar as causas desse problema – nada de deixar seu corpo desidratar na tentativa de ter que ir menos ao banheiro!
Raquel Praconi Pinzon
Formada em Letras na Universidade Federal do Paraná e MBA em Business Intelligence pela Universidade Positivo.