A apresentadora e especialista em organização ensina como manter tudo no lugar certo e fala da nossa relação com a casa pós-pandemia
Micaela Góes é especialista em organização, empreendedora, professora e apresentadora do canal GNT. Depois de 10 anos à frente do ‘Santa Ajuda’, atualmente ela está no ar, ao lado de Sabrina Sato e da arquiteta Gabriela de Matos, no reality show ‘Desapegue se for Capaz’.
Ao Dicas de Mulher, Goés conta “A sensação é como se a gente estivesse começando agora porque tenho essa premissa na minha vida, a do eterno aprendizado”. Além disso, ela deu 5 dicas para manter a organização dos espaços – e da vida – de uma vez por todas. Confira:
1. Lista: Faça uma lista com os compromissos pessoais e profissionais. Quando você lista, tira da cabeça, coloca no papel e concretiza seus afazeres.
2. Planejamento: Depois de listar, tem que ter um plano para executar. Não é simplesmente jogar. Tem que ver o que é prioridade e o que pode ficar para depois.
3. Começo e fim: Um exemplo é o armário. Não adianta tirar tudo de dentro porque não vai dar conta. Arrume uma porta, depois uma gaveta…
Publicidade
Relacionadas
4. Tempo: Vale sempre mensurar o tempo com o desejo do que você quer fazer, avaliar o que dá tempo de fazer no dia, não agir sem planejar.
5. Organização: Tudo o que tirar do lugar tem que ser colocado de volta. Esse é um hábito que as pessoas precisam se reeducar, e ensinar as crianças também. Não adianta organizar o armário inteiro e depois tirar uma peça que nunca mais vai voltar.
Cada coisa em seu lugar
Uma das personal organizers mais conhecidas do país, Micaela ajuda os desorganizados além dos programas na televisão. Ela é proprietária da ‘A Casa com Vida’, escola de bem-estar e cuidados com a casa.
“A escola é meu xodó, ajudo pessoas que buscam prosperar, mudar de carreira e que encontram na organização uma ferramenta de facilitação. Para mim, é muito gratificante formar pessoas competentes para esse mercado profissional, apesar da escola não ser necessariamente para quem quer ganhar dinheiro com isso”, conta a profissional, que também tem projetos futuros voltados ao ensino sobre agroecologia para crianças.
Lar pós-pandemia
Se antes da pandemia de Covid-19, as pessoas quase não ficavam em suas casas, com a necessidade do isolamento, a relação com o lar mudou completamente. E Micaela, que passou todo esse tempo em um sítio, fala sobre a nova rotina: “A gente passou a ver a nossa casa de maneira totalmente diferente. Agora sabemos onde bate o sol, que horas, época do ano, se o sofá está confortável, a mesa de trabalho arrumada, e mais. A organização foi muito importante porque a nossa casa virou escritório, escola, academia de ginástica, restaurante, tivemos que dar conta de tudo”, explica a apresentadora.
Publicidade
Para ela, ter tudo arrumado está relacionado qo nosso comportamento. “Com essa nova dinâmica na casa, precisamos achar os espaços onde a criança estuda, o do trabalho, e com isso a individualidade ficou bem prejudicada. Nesse momento, só se trancando no banheiro mesmo”, finaliza Micaela.
Fernanda Grilo
Jornalista há quase 20 anos com experiência em comunicação estratégica, reportagens, social media, e sempre interessada em contar histórias reais e inspiradoras.