Moda e Beleza

Pó descolorante: mude o visual com segurança

Canva

Com colaboração da cabeleireira Luana Ribeiro

Atualizado em 12.12.24

Têm dias que a gente acorda com o visual pedindo mudança. Seja luzes, mechas, reflexos ou uma coloração ousada – renovar faz muito bem para a autoestima. Nesse processo, o pó descolorante é o produtinho mágico que faz a cor acontecer. Entretanto, é preciso escolher uma marca de qualidade, entender as necessidades de seu cabelo e seguir as orientações de uso.

Conheça a especialista

Luana Ribeiro é cabeleireira, apaixonada por coloração. Especialista em mechas, iluminação, luzes e outros procedimentos envolvendo descoloração. Atende no salão Linda Lú studio & cia.

Para que serve o pó descolorante?

A cabeleireira Luana Ribeiro explica que o “pó descolorante é um produto químico usado no clareamento da fibra capilar. O agente clareador do pó pode ser à base de persulfato de potássio ou amônio (o mais utilizado). Ambos são ativados com o oxigênio presente no peróxido de hidrogênio”.

O produto é muito usado no cabelo, principalmente para a transformação de cor, criação de contrastes e transição de tons. Também é usado na descoloração de pelos corporais, como nas pernas e braços. Não é indicado para áreas sensíveis e íntimas, pois possui uma reação agressiva.

Pó descolorante danifica o cabelo?

Se usado incorretamente, o pó descolorante danifica, sim, o cabelo, ainda mais se a sua saúde capilar não estiver em dia. Luana alerta: “ele age retirando os pigmentos da fibra capilar, consequentemente ocasiona a abertura das cutículas dos fios. No processo, as madeixas perdem hidratação natural, queratina, lipídios e outros nutrientes”.

Cabelos quimicamente tratados – por exemplo, com escova progressiva – precisam de cuidados específicos. Há o risco de uma danificação profunda resultar em sensibilização excessiva ou corte químico, por isso, é importante fazer uma avaliação profissional. Uma possibilidade menos agressiva é o pó descolorante sem amônia. Ele é mais fraco, então, não abre muitos tons, por exemplo, não chegará ao loiro platinado.

Publicidade

Como usar o pó descolorante?

Na própria embalagem, você encontrará a instrução mais indicada para usar o pó descolorante. No geral, utiliza-se: 2 medidas de pó para 1 medida de água oxigenada. Essa misturinha deve ficar com uma consistência homogênea.

Utilize um pincel e luvas descartáveis para fazer a aplicação. Em média, o produto demora até 30 minutos para agir completamente. Entretanto, a cada 5 minutos, verifique a cor. Quando chegar ao tom que você deseja (sem passar do tempo indicado na embalagem), lave os fios com água fria.

A escolha da água oxigenada também é importante para chegar ao tom desejado. Quanto maior o volume, maior será a despigmentação dos fios. Observe as recomendações abaixo:

  • 10 volumes: clareia de 1 a 2 tons
  • 20 volumes: clareia de 2 a 3 tons
  • 30 volumes: clareia de 3 a 4 tons
  • 10 volumes: clareia de 5 a 7 tons

Cuidado! Os produtos com volumes altos agem mais rapidamente. Então, fique atenta para não deixar a misturinha descolorante por muito tempo no cabelo. A utilização errada agride e resseca os fios. Na dúvida, sempre procure ajuda profissional.

Dicas profissionais para usar o pó descolorante

Segurança em primeiro lugar! A principal recomendação de Luana é: “por se tratar de uma química, o pó descolorante deveria ser manipulado apenas por profissionais”. Entretanto, é possível fazer um uso caseiro com responsabilidade. Confira as dicas abaixo:

  1. Se você estiver com o cabelo poroso, não faça uma descoloração. Primeiro, invista em um tratamento capilar.
  2. Alguns dias antes da descoloração, faça um teste de sensibilidade para descobrir como sua pele reagirá à química. Em caso de alergias, procure ajuda profissional.
  3. Faça o teste de mecha. Observe se “a fibra capilar suporta a descoloração, o tempo de pausa e a reaplicação”. Verifique se a volumagem do oxidante escolhido está correta.
  4. Prepare a solução descolorante somente no momento da utilização. “Ela deve ser usada imediatamente, pois começa a agir lopo após a preparação”.
  5. Caso o resultado da descoloração não atenda as suas expectativas, não faça outro procedimento químico no mesmo dia. Procure ajuda profissional ou espere, pelo menos, duas semanas para reaplicar o produto.
  6. Use produtos para cabelos descoloridos. “Independentemente do grau de clareamento, quem recorreu à descoloração deve usar produtos específicos para esse tipo de química e fazer tratamentos profundos para manter os fios saudáveis”.

Durante o procedimento, se o couro cabeludo começar a arder e queimar muito, lave as madeixas imediatamente. Caso os sintomas persista, procure ajuda médica. Há outras formas menos agressivas, inclusive naturais, para clarear o cabelo. Geralmente, elas não oferecem uma descoloração tão potente e exigem um pouco mais de tempo para resultados satisfatórios.

Publicidade

Redatora apaixonada pela escrita e em inspirar pessoas por meio dela. Adora explorar São Paulo no tempo livre e se mantém sempre aberta a novas experiências. Além disso, é amante de moda, beleza e gatos.